Meus pensamentos - Uma reflexão sobre os dilemas da vida e a soberania de Deus.

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor.

( Isaías 55:8)

 

Não sei quanto a você, mas alguns questionamentos vivem rondando a minha mente. Se você é como eu, talvez já tenha se perguntado: “Por que pessoas boas sofrem?” “Por que crianças passam fome e maus tratos?” “Por que pais dedicados são esquecidos na velhice?” ou ainda “Por que há mais mártires cristãos hoje do que nos primeiros séculos?".

Esta semana foi marcada por uma tragédia no Quênia. 148 pessoas foram massacradas na universidade de Gerissa, entre as quais 142 eram estudantes – em sua maioria cristãos. Um dos pais dos jovens falecidos disse a um jornal local: “Tentei identificar seu corpo entre os mortos. Tenho que fazer isso antes que se decomponha com o calor (...). Passei a noite toda aqui. Foi muito difícil; dói tanto!...".

Os momentos difíceis são inevitáveis e frequentes, desafiando-nos a confiar em Deus em meio aos dilemas da vida. Em momentos assim, devemos voltar o nosso coração ao Criador e, mesmo com lágrimas nos olhos, dizer: “Tu és Soberano!”. Deus sabe o que permite, e permite porque é Deus. Ele nos lembra disso quando diz:

“[Os] meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos”. 

Muitas coisas fogem ao nosso controle. Sofremos adversidades em nossa família, dificuldades de saúde ou finanças, ou até situações mais graves, como foi o caso dos mártires quenianos. Ainda assim, podemos nos assegurar de que Deus está no comando. Mesmo quando não entendemos o sentido das coisas, Ele exorta: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.

Em eventos como os desta semana, me recordo de frases como a de Tertuliano: “O sangue dos mártires é a semente dos cristãos”. Penso, sobretudo, naquilo que nos ensina o apóstolo Paulo: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração...”. Que o Senhor abençoe sua vida, que Ele abençoe o Quênia e nos traga paz aos nossos pensamentos.

 

Daniel Calze

 

“Espere grandes coisas de Deus; tente grandes coisas pra Deus.” (William Carey)

 

Família Calze - Daniel, Patrícia, Calebe e Miguel

ESPANHA
18080 - Granada, GR
Twitter: @danielcalze
Instagram: danielcalze35
www.facebook.com/daniel.calze.5/
dcalze@gmail.com